quarta-feira, 12 de junho de 2013

Esportes de Aventura

Esportes de Aventura X Escola
Os Esportes de Aventura vêm a cada ano reunindo um número crescente de adeptos e comportando o surgimento de novas práticas. Tais modalidades têm sido cada vez mais conhecidas e divulgadas, começando a ser introduzidas até mesmo no contexto escolar. As possibilidades de exploração dessas manifestações esportivas na área educacional são vastas, havendo modalidades, como o Trekking de Regularidade, que podem ser facilmente levadas às aulas, devido a sua simplicidade de execução, a fácil adaptação aos locais e ao baixo custo dos materiais utilizados na prática.



Trekking e os PCN’s
De acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), as aulas de Educação Física devem abranger atividades que ofereçam possibilidades de desenvolver as dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos.
A partir de novas experiências é possível enriquecer e diversificar o conteúdo das aulas. O Trekking é uma atividade motivamente e desafiadora, podendo oferecer novas formas de vivência para os alunos, levando-os a estar atento as suas próprias ações, a interagir cooperativamente com seus companheiros, fazendo-os perceber o ambiente que os cerca e nas suas possibilidades de interação.
Por ser uma prática que não necessita de habilidades motoras específicas e grande desempenho físico, o Trekking é de fácil execução, o que pode favorecer a interação de todos os alunos na atividade, evitando a exclusão dos menos habilidosos. Desta forma, apresenta-se como uma modalidade capaz de atender ao princípio da inclusão que norteia a concepção e ação pedagógica dos PCN’s, promovendo uma efetiva participação dos alunos na atividade.
Ainda segundo os PCN’s, a Ed. Física dentro da sua especificidade deverá abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo. A prática do Trekking pode trazer a oportunidade de abordagem de algumas das temáticas propostas.
O tema Meio Ambiente, por exemplo, poderá ser abordado através de discussões sobre as questões ambientais emergentes, visto que o Trekking é prioritariamente praticado em ambientes naturais. Desta forma, debates sobre esse tema podem levar a uma reflexão crítica sobre a prática de esportes na natureza.
A temática Orientação Sexual pode ser trabalhada na divisão das equipes, que podem ser mistas. Desta forma possibilita-se aos alunos de ambos os gêneros, conviver e participar das mesmas atividades, vivenciando situações em que podem aprender a ser tolerantes, não discriminando e compreendendo as diferenças, conforme descrito nas diretrizes dos PCN’S .
O tema Ética pode ser abordado ao se discutir os valores envolvidos na competição e entre os próprios integrantes da equipe, que devem prezar o respeito mútuo e a união dentro do grupo.

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