Esportes de Aventura X Escola
Os Esportes de Aventura vêm a cada ano reunindo um número crescente de adeptos e comportando o surgimento de novas práticas. Tais modalidades têm sido cada vez mais conhecidas e divulgadas, começando a ser introduzidas até mesmo no contexto escolar. As possibilidades de exploração dessas manifestações esportivas na área educacional são vastas, havendo modalidades, como o Trekking de Regularidade, que podem ser facilmente levadas às aulas, devido a sua simplicidade de execução, a fácil adaptação aos locais e ao baixo custo dos materiais utilizados na prática.
De acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), as aulas de Educação Física devem abranger atividades que ofereçam possibilidades de desenvolver as dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos.
A partir de novas experiências é possível enriquecer e diversificar o conteúdo das aulas. O Trekking é uma atividade motivamente e desafiadora, podendo oferecer novas formas de vivência para os alunos, levando-os a estar atento as suas próprias ações, a interagir cooperativamente com seus companheiros, fazendo-os perceber o ambiente que os cerca e nas suas possibilidades de interação.
Por ser uma prática que não necessita de habilidades motoras específicas e grande desempenho físico, o Trekking é de fácil execução, o que pode favorecer a interação de todos os alunos na atividade, evitando a exclusão dos menos habilidosos. Desta forma, apresenta-se como uma modalidade capaz de atender ao princípio da inclusão que norteia a concepção e ação pedagógica dos PCN’s, promovendo uma efetiva participação dos alunos na atividade.
Ainda segundo os PCN’s, a Ed. Física dentro da sua especificidade deverá abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo. A prática do Trekking pode trazer a oportunidade de abordagem de algumas das temáticas propostas.
O tema Meio Ambiente, por exemplo, poderá ser abordado através de discussões sobre as questões ambientais emergentes, visto que o Trekking é prioritariamente praticado em ambientes naturais. Desta forma, debates sobre esse tema podem levar a uma reflexão crítica sobre a prática de esportes na natureza.
A temática Orientação Sexual pode ser trabalhada na divisão das equipes, que podem ser mistas. Desta forma possibilita-se aos alunos de ambos os gêneros, conviver e participar das mesmas atividades, vivenciando situações em que podem aprender a ser tolerantes, não discriminando e compreendendo as diferenças, conforme descrito nas diretrizes dos PCN’S .
O tema Ética pode ser abordado ao se discutir os valores envolvidos na competição e entre os próprios integrantes da equipe, que devem prezar o respeito mútuo e a união dentro do grupo.
A partir de novas experiências é possível enriquecer e diversificar o conteúdo das aulas. O Trekking é uma atividade motivamente e desafiadora, podendo oferecer novas formas de vivência para os alunos, levando-os a estar atento as suas próprias ações, a interagir cooperativamente com seus companheiros, fazendo-os perceber o ambiente que os cerca e nas suas possibilidades de interação.
Por ser uma prática que não necessita de habilidades motoras específicas e grande desempenho físico, o Trekking é de fácil execução, o que pode favorecer a interação de todos os alunos na atividade, evitando a exclusão dos menos habilidosos. Desta forma, apresenta-se como uma modalidade capaz de atender ao princípio da inclusão que norteia a concepção e ação pedagógica dos PCN’s, promovendo uma efetiva participação dos alunos na atividade.
Ainda segundo os PCN’s, a Ed. Física dentro da sua especificidade deverá abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo. A prática do Trekking pode trazer a oportunidade de abordagem de algumas das temáticas propostas.
O tema Meio Ambiente, por exemplo, poderá ser abordado através de discussões sobre as questões ambientais emergentes, visto que o Trekking é prioritariamente praticado em ambientes naturais. Desta forma, debates sobre esse tema podem levar a uma reflexão crítica sobre a prática de esportes na natureza.
A temática Orientação Sexual pode ser trabalhada na divisão das equipes, que podem ser mistas. Desta forma possibilita-se aos alunos de ambos os gêneros, conviver e participar das mesmas atividades, vivenciando situações em que podem aprender a ser tolerantes, não discriminando e compreendendo as diferenças, conforme descrito nas diretrizes dos PCN’S .
O tema Ética pode ser abordado ao se discutir os valores envolvidos na competição e entre os próprios integrantes da equipe, que devem prezar o respeito mútuo e a união dentro do grupo.
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